terça-feira, 24 de março de 2015

AS MAIS BELAS ESCADAS QUE VÃO FAZER VOCÊ QUERER SUBIR!



As escadas vão muito além de transportar de um andar para o outro. Hoje elas podem ser uma peça fundamental para a composição do ambiente que devem estar em sintonia com o restante da construção. São feitas a partir de inúmeros materiais como madeira, concreto, aço, ferro, pedras, entre outros. Além de funcionais, podem ter um efeito escultural, dramático, grandioso ou até mesmo multifuncional quando se colocam gavetas ou nichos.
A origem da escada é datada por volta de 2000 anos a.C.,construídas pelos egípcios e hebreus, aparecem desde a antiguidade como as escadas talhadas dentro das pirâmides ou rampas naturais escavadas nas encostas que facilitavam a ida aos vários níveis. O propósito inicial era para serem adornos de túmulos ou monumentos. Mas com a construção de moradias de 2 andares  localizadas principalmente em Atenas e  Roma, nasceram as primeiras escadas modernas com a função de descer e subir.
Existe uma ampla variedade de estilos como as helicoidais ou circulares, retas ou curvas.
Algumas mais tradicionais e outras bem divertidas, confira alguns exemplos que farão você repensar sobre essa peça, tão comum nos dias de hoje.



 Este modelo com caráter escultural e contemporâneo, 
tem sua estrutura em metal e cabos em aço. Modelo atemporal, nunca sai de moda.




Peça escultural em mármore branco, com degraus em dois tamanhos 
sobrepostos, formando um design com movimento visual elegante.



Em madeira e forma orgânica, pode-se considerar quase uma obra de arte. 
É sem dúvida a protagonista deste ambiente.




Escadas com degraus flutuantes e design moderno, feitas em madeira 
com vermelho ou de ferro, tornam-se verdadeiras esculturas. 
Estilo contemporâneo acentuado com a parede em concreto.



Perfeita mistura de materiais, o concreto “frio” e a madeira “quente”, 
dão equilíbrio ao ambiente com classe e estilo.




Aqui exemplos de escadas multifuncionais que aproveitam espaços livres 
para guardar vários objetos. Ótima idéia para pequenos espaços.





Trio de escadas com formato helicoidal (caracol ou circular). 
Além de propiciar uma economia de espaço, possuem caráter escultural. 
Muito usadas em apartamentos duplex.




Escadas com degraus sobrepostos em outro 
material  e com formatos incomuns.





Modelos com recortes diferentes que vão muito além do funcional. 
Com muita criatividade e sutileza, compõem qualquer ambiente. 



Vimos aqui, muitas idéias de escadas que servem de inspiração para qualquer tipo de projeto. Vale mesmo a pena investir nelas, tanto na construção quanto na reforma. Pode-se reformar escadas já existentes de forma fácil, como trocar ou encapar com novos revestimentos, pintar, trocar o corrimão ou colocar iluminação para destacá-las.
Dessa forma as escadas deixaram de ser um mero aparato para escalar andares e se tornaram verdadeiros destaques na decoração!

Espero que tenham gostado e até o próximo post !!!




#escadas  #decoração  #interiores  #revestimentos  #corrimão #ideias #ideas  #interiordesign  #msone  #msonearq #msonearquitetura  #msonestyle #msonedesign  #arquitetura #arquitortura #stairs 

sexta-feira, 20 de março de 2015

O Estilo Industrial na Decoração


 Foi nas grandes metrópoles, como Nova York, Londres e Paris durante as décadas de 1950 e 1970 que o estilo industrial chegou na decoração, quando galpões de antigas indústrias , depósitos e pavilhões começaram a ser transformados em apartamentos e lofts.


 Esses grandes espaços com muito tijolo aparente, estruturas metálicas, concreto, e tubulações expostas serviu como referencia para a casa contemporânea, aonde se dispensa a parede, procurando sempre espaços amplos, abertos e integrados.

 O estilo industrial possui um aspecto inacabado e sempre prioriza materiais como concreto, madeira, pedra, estrutura metálica, tijolo aparente.  O modo de fazer da construção, a estrutura, as tubulações não precisam ser escondidas, elas devem sim ser exibidas.



 O mobiliário sempre deve ser interessante, podendo ser antigo ou moderno. Objetos industriais antigos também ajudam a compor o ambiente como pendentes industriais. Esses ítens devem estar preferencialmente desgastados pelo tempo ou que podem ser restaurados. Também deve-se fazer uso de grandes peças de arte.


 Trazer esse estilo industrial para o seu lar pode ser facilmente alcançado com baixo orçamento. Basta ter disposição para procurar e vasculhar lojas de móveis usados, antiquários, lojas de ferragens e sites, podendo render bons achados. A reciclagem também pode ajudar a economizar dinheiro e alcançar esse estilo na sua decoração.



 Pé direito alto em espaços amplos e aberto. Materiais rústicos como tijolo aparente e madeira fazem parte do estilo.



 Deixar a estrutura, o concreto e tubulações aparente além da escolha de mobiliário com matérias naturais como couro.


 Mobiliário em aço e ferro, piso em ladrilho hidráulico também é uma opção para atingir esse estilo. As iluminação composta por pendentes criam a luz intimista do ambiente. Objetos pendurados e expostos também são características desse estilo.



A parede descascada, além do mobiliário antigo em couro reaproveitado ou reciclado.


 O concreto aparente que poderia ser algo frio fica aquecido com a chegada da cor do duto de ar condicionado também exposto. O mobiliário repaginado como o sofá e o tapete trazem aconchego. Os objetos como as letras de metal, as garrafas no chão e a estante em ferro são itens fáceis de ser garimpado.

Espero que os ajudem a incorporar um pouco desse estilo nos seus projetos. Se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão de assunto é só deixar um comentário.

Até o próximo post.