segunda-feira, 13 de abril de 2015

TIJOLINHOS FOREVER


Os tijolos aparentes na decoração de ambientes internos ou externos carregam uma característica atemporal, pois nunca saem de moda. Sabendo usar da maneira correta, deixam o ambiente muito moderno e atual, além de proporcionar um equilíbrio natural da temperatura, resistência e conforto acústico.
Eles estão em alta e já não são usados apenas em espaços rústicos por causa do seu estilo industrial. Esses tijolos aparentes podem ser usados em qualquer ambiente como living, cozinha, quarto, lavabo ou escritório. Essa novidade vem ganhando muita força na arquitetura de interiores, transformando os espaços com charme, elegância e modernidade.
Tendência que surgiu há anos, na época da Inglaterra industrial, esses tijolinhos só ganharam fama com o aparecimento dos lofts em Nova York e continuam firmes e fortes até os dias de hoje.
Podemos encontrá-los em diversos tamanhos, cores e texturas e podem ser usados como estrutura ou acabamento, tornando-se muito versátil. Atualmente temos várias soluções para produzir diferentes efeitos como  tijolinho descascado ou pintado ou colocado de formas diferentes.
Para fazer uma parede de tijolo aparente, pode-se optar por uma alvenaria totalmente estruturada no tijolinho, geralmente feita no momento da construção ou podemos descascar a parede que já existe, com ajuda de um profissional, para evitar futuros problemas. Apesar de aumentar a espessura da parede, podemos recobrir a parede original com um revestimento de tijolo inteiro ou cortado na metade, tornando a parede dupla.
Apesar de sempre preferir os originais, hoje temos uma grande quantidade de revestimentos feitos de cimento ou cerâmica que imitam o tijolinho.  Para quem gosta da ideia, a solução é comprar um revestimento pronto. O investimento é um pouco mais alto do que o tijolo tradicional, mas exige menos trabalho e sujeira para sua execução. Como é aplicada direto na alvenaria usando no máximo 1 cm de argamassa também economiza espaço.
Algumas fotos pra inspirar no seu próximo projeto:


O tijolinho dá um ar aconchegante nesta sala com estilo urbano e cores masculinas. 



Aqui a bicicleta virou peça de decoração da sala. Ela está suspensa na parede de tijolinhos na cor natural, por uma prateleira de madeira em forma de canaleta.



Aqui os tijolos de demolição foram cortados na metade e colocados diretamente sobre a parede branca sem acabamento pra manter o estilo rústico, lembrando os lofts de Nova York.



Equilíbrio e jovialidade são as principais características desse quarto.  A parede em tijolo de demolição torna o ambiente mais confortável e aquecido.



Nesta cozinha gourmet, as paredes são de tijolo estilo inglês, com rejunte do mesmo tom.



Esta sala de jantar bem contemporânea é perfeita! Combina muito bem a parede de tijolo sem rejunte com o piso, o lustre e o mobiliário.



O tom natural do tijolo nas paredes destaca o branco dos móveis deste loft.



A parede descascada harmoniza com as cores do resto da decoração. Ambiente atual.



Cozinha com cara de galpão antigo. Os tijolinhos deixados à mostra fazem a diferença. 



A leveza e cores neutras dão um ar bem sofisticado ao ambiente. A parede ao fundo acrescenta cor e modernidade.



Sala bem moderna e jovem, onde o tijolo pintado de branco permite a mistura de cores vibrantes.



Neste living com pé direito alto, os tijolos escuros se iluminaram com o rejunte em branco.




A parede de tijolos com efeito de pátina, serve como fundo para esta estante. Para isso, se utiliza em cima do tijolo natural uma combinação de cal e fixador. Depois de seco, o acabamento é lixado em alguns pontos mais que outros, para dar aspecto de desgaste.



As paredes foram descascadas e os tijolos originais foram pintados em branco de forma irregular, proporcionando uma versão mais rústica que o efeito patinado.



Pé direito alto e cores fortes, porém neutras, fazem com que a parede em tijolos de demolição na cor natural se destaque. Muito atual!



A parede descascada tem um charme especial e natural nesta sala. É muito importante a aplicação de uma resina incolor para evitar que solte pó.



A cabeceira branca destaca a parede em tijolos rústicos com rejunte mais claro. Com um quarto tão agradável, deve ficar bem difícil sair da cama!



Além dos tons tradicionais, também é possível aplicar muitas cores em uma única parede de tijolos, dando um efeito muito diferente e inusitado. Quase lembra uma pintura impressionista. Simplesmente original!



O paredão com tijolos de demolição foi pintado com um tom de bege bem clarinho.  A iluminação mostra os detalhes do relevo e complementa o estilo do ambiente.







Tijolos aparentes em diversos tons mesclados conferem um efeito salpicado às paredes. Destaque total no ambiente!



Um dos acabamentos mais apreciados em construções originais é quando, após se retirar o reboco, descobre-se que os tijolos são maciços e bem conservados. Nesse caso é só raspar a sua cobertura e deixá-los à vista. Sendo assim, você já tem as paredes com tijolos envelhecidos e aspecto original de demolição.







Por fim, uma parede com diferentes sobreposições de tijolos e iluminação vinda do teto que confunde os olhos!

São tantas fotos e ainda assim tive vontade de colocar mais. Deve ser porque paredes em tijolinho são muito charmosas. Mas antes de pensar em transformar sua parede em casa, é importante saber que o ambiente deve ser mais amplo, justamente pra não deixar o ambiente pesado e com sensação de que o espaço é menor. E caso tenha um pé direito alto, não tem erro. Ainda assim é aconselhável a ajuda de um profissional pra tirar o melhor proveito do seu ambiente.

Até o próximo post !!!


#decoração, #parede, #tijolos, #tijolinhos, #pátina, #cozinha, #living, #quarto, #quarto, #rústico, #projeto, #arquitetura, #msone, #blogdecora, #iluminação


Nenhum comentário:

Postar um comentário