quarta-feira, 8 de julho de 2015

CADA QUADRO EM SEU QUADRADO

 Quadros nas paredes sempre dão personalidade à decoração. Existem muitos estilos, cores, tamanhos e formatos, que podem ser mesclados e não precisam combinar entre si. Devem sim combinar com o gosto dos moradores e com a decoração de cada ambiente. Porém existem alguns critérios que devem ser seguidos para não errar.

O correto é posicionar o centro do quadro na altura do observador, ou seja, aproximadamente 1,60 m do chão. A disposição dos quadros na parede leva em consideração o tamanho e altura da parede e deve estar entre 20 cm e 25 cm acima dos móveis. O equilíbrio entre os espaços vazios e a área preenchida pelos quadros é muito importante para não desestruturar o ambiente visualmente.

 Uma dica para uma melhor composição é recortar papéis no formato de cada quadro e fixar com fita adesiva na parede. Após a visualização é válido fazer uma marcação no local onde vão os pregos. Assim facilita o trabalho e não sai nenhum fora do lugar.

 Seguem algumas dicas de organização dos quadros na parede:

_ Obras de arte devem ocupar local de destaque e valorizados com uma iluminação adequada direcionada para o quadro.  As lâmpadas de LED são uma boa opção, pois não danificam a peça e consomem pouca energia. Evite colocar em locais com umidade ou com sol direto.
_ Quando pendurar quadros atrás do sofá, independente do centro da parede, sempre centralize no sofá. O eixo deve estar a uma altura de 1,60 m e pelo menos 25 cm do topo do encosto.
_  Quadros menores ficam melhor quando agrupados, muitas vezes formando um desenho na parede. Podem ter molduras e tamanhos diferentes.
_  Molduras com tamanhos diferentes são usadas quando se quer criar uma composição de fotografias.
_ Quem gosta de brincar com os quadros e não se importa com a ordem, pode dispor quadros com tamanhos semelhantes em alturas diferentes criando um estilo irreverente.
_ Na escada, para não deixar os quadros espalhados e perdidos, tenha como base uma linha reta imaginária a partir do teto. Podem-se colocar diversos formatos respeitando essa linha.
 _ Mais importante que regras é o equilíbrio na composição. Pode-se até mesmo dispor quadros altos no chão apoiados na parede ou pendurar alguns na parede e outros na prateleira.

A escolha da moldura também é importante, pois é responsável pelo acabamento do quadro. Uma moldura côncava, ou seja, menos elevada no meio do que nas bordas, aumenta a impressão de perspectiva sugerida em uma obra, portanto, é preciso sempre analisar a informação sugerida pelo artista. O desenho de uma moldura deve ter relação com o tema e a densidade da obra. Se um quadro é simples e leve, combina com uma moldura reta e pequena. O uso de vidro antirreflexo é interessante, pois evita o ofuscamento da imagem.

Após muita pesquisa, decidi colocar aqui fotos realmente inspiradoras com muitas inovações. Vamos agora conferir essas diversas formas de dispor quadros nas paredes.

1- Como base uma linha reta




2- Apoiados








3- Coladinhos com forma







4- Escadas




5- Formas variadas












6- Apoiados no chão
p




7- Descentralizados









8- Simétricos











Com tantas opções dá até vontade de colocar alguns quadros diferentes em casa.
Descubra um cantinho que mereça uma decoração nova e descubra o quanto quadros bem distribuídos fazem uma surpreendente diferença na decoração de qualquer ambiente.
Inspire-se!!!

Até o próximo post!

#decoração  #quadros  #msone  #style  #arquitetura #arte #composição #frames

Nenhum comentário:

Postar um comentário