terça-feira, 3 de março de 2015

O Cobogó


Para que nunca ouviu falar o nome pode parecer estranho, porém nada mais brasileiro do que utilizar cobogó nas construções. O cobogó nada mais é do que uma espécie de tijolo vazado, utilizado para a construção de paredes e muros. Esses elementos vazados possibilitam a maior luminosidade e ventilação no interior do imóvel, seja ele residencial, comercial ou industrial.


Seu nome vem das iniciais dos sobrenomes de três engenheiros que no início do século XX que trabalhavam na cidade  do Recife e juntos  criaram o cobogó: Amadeu Oliveira Coimbra, Ernest August Boeckmann e Antônio de Gois.
Esse elemento foi inspirado pelos muxarabis, que são tramas em madeira vazadas, muito usada na arquitetura moura, presente no inicio da colonização pernambucana.

                                  Exemplo de muxarabi

Inicialmente, os cobogós eram feitos apenas de cimento. Com sua popularização passaram a ser moldados com outros materiais, como argila, vidro, cerâmica, etc.
Esse elemento sempre foi muito utilizado em fachadas de prédios e casas, porém podemos utilizá-lo também como paredes divisórias dentro de um ambiente.

No nosso escritório utilizamos o elemento vazado porem feito em madeira como uma divisória das salas, possibilitando a passagem de iluminação. 



Fotos do nosso escritório:






Esse elemento sempre me despertou interesse na arquitetura, não só pela sonoridade da palavra, que sempre desperta interesse, mas também pelo efeito plástico e inovador que o elemento adiciona ao espaço, além de integrar.


Seguem alguns exemplos:



                Cobogó em cerâmica como divisória de ambiente



O desenho desse cobogó em concreto lembra as cadeiras em palhinha, tão típicas do nosso mobiliário brasileiro.



         Cobogó na fachada deixando a luz passar ao ambiente




O efeito plástico do cobogó na fachada.




           Cobogó com volumes diferentes, criando profundidade.



Abaixo temos uma lista de empresas que produzem cobogó. Em algumas empresas é possível criar o seu próprio desenho e solicitar a fabricação do seu cobogó exclusivo, trazendo assim mais personalidade ao espaço.


http://elementov.com.br/

http://www.solariumrevestimentos.com.br/

http://www.premoldadobrasil.com.br/cobogos

http://www.neorex.com.br/



Nenhum comentário:

Postar um comentário