sexta-feira, 20 de março de 2015

O Estilo Industrial na Decoração


 Foi nas grandes metrópoles, como Nova York, Londres e Paris durante as décadas de 1950 e 1970 que o estilo industrial chegou na decoração, quando galpões de antigas indústrias , depósitos e pavilhões começaram a ser transformados em apartamentos e lofts.


 Esses grandes espaços com muito tijolo aparente, estruturas metálicas, concreto, e tubulações expostas serviu como referencia para a casa contemporânea, aonde se dispensa a parede, procurando sempre espaços amplos, abertos e integrados.

 O estilo industrial possui um aspecto inacabado e sempre prioriza materiais como concreto, madeira, pedra, estrutura metálica, tijolo aparente.  O modo de fazer da construção, a estrutura, as tubulações não precisam ser escondidas, elas devem sim ser exibidas.



 O mobiliário sempre deve ser interessante, podendo ser antigo ou moderno. Objetos industriais antigos também ajudam a compor o ambiente como pendentes industriais. Esses ítens devem estar preferencialmente desgastados pelo tempo ou que podem ser restaurados. Também deve-se fazer uso de grandes peças de arte.


 Trazer esse estilo industrial para o seu lar pode ser facilmente alcançado com baixo orçamento. Basta ter disposição para procurar e vasculhar lojas de móveis usados, antiquários, lojas de ferragens e sites, podendo render bons achados. A reciclagem também pode ajudar a economizar dinheiro e alcançar esse estilo na sua decoração.



 Pé direito alto em espaços amplos e aberto. Materiais rústicos como tijolo aparente e madeira fazem parte do estilo.



 Deixar a estrutura, o concreto e tubulações aparente além da escolha de mobiliário com matérias naturais como couro.


 Mobiliário em aço e ferro, piso em ladrilho hidráulico também é uma opção para atingir esse estilo. As iluminação composta por pendentes criam a luz intimista do ambiente. Objetos pendurados e expostos também são características desse estilo.



A parede descascada, além do mobiliário antigo em couro reaproveitado ou reciclado.


 O concreto aparente que poderia ser algo frio fica aquecido com a chegada da cor do duto de ar condicionado também exposto. O mobiliário repaginado como o sofá e o tapete trazem aconchego. Os objetos como as letras de metal, as garrafas no chão e a estante em ferro são itens fáceis de ser garimpado.

Espero que os ajudem a incorporar um pouco desse estilo nos seus projetos. Se alguém tiver alguma dúvida ou sugestão de assunto é só deixar um comentário.

Até o próximo post.







Nenhum comentário:

Postar um comentário